Ser criança e ouvir nossa mãe lendo um livro de historias antes de dormimos. Aprender que com um pedaço de papel pode virar um cachorro, um pássaro, uma estrela, um coração... Ser uma adolescente apaixonada e recorrer aquele pedacinho de papel, a ultima folha do caderno e ficar ou o próprio diário pra ficar desenhando coraçõezinhos e flechinhas. Ser um estudante relaxado que fica conversando na sala, em silencio, com aquele papel que passa por todos da turma ou ser um adolescente empenhado que anota tudo o que o professor diz no caderno. Todas essas situações tem em comum um personagem, e é a este personagem que darei a honra do post de hoje: o PAPEL!!!!
Vamos começar falando do papiro, é complicado falar sobre papel sem falar do papiro né. E não é novidade pra ninguém que o papiro era utilizado, não exclusivamente, pelos egípcios. O papiro nao era nada mais nada menos que pedaços de caule do papiro mesmo (uma planta ok, nao pensem que eram pedaços de papel-papiro...) cortados longitudinalmente em pequenas tiras, posicionados lado a lado formando uma primeira camada, e entao, sobrepondo cruzadamente, uma segunda camada. Depois era comprimido ate uma camada aderir a outra, polidas e postas no Sol pra secar. Graças aos mercadores o papiro abasteceu várias regiões da Asia e Europa.
Nessa mesma época, Êumenes II, rei de Pérgamo tentou atrair para seu reino o poeta principal da biblioteca de Alexandria, com medo de perder a supremacia da sua famosa biblioteca, os faraós do Egito proibiram a venda do papiro para Pérgamo. Tal fato foi essencial para o uso da pele de animal como forma de expandir sua biblioteca, se aprimorado ao máximo e ser batizado de Pergaminho! O final da historia é que Pérgamo se tornou a maior potência da Ásia Menor concorrendo com os egípcios, fomentando muitos progressos.
Pra variar um pouco, a glória da invenção do papel; além da pólvora, da bússola e etc; é nada mais nada menos que dos Chineses. O papel teria sido inventado por Tsai-Loun por volta do ano 105, mas existem indícios de que antes do ano 105 d.C o papel já era utilizado. Na China, diferente do que a gente pensa, o papel não foi utilizado somente para escrever, ele também servia como cortinas biombos e separar ambientes. Mas o que importa aqui, é que depois da invenção do papel, não demorou muito pro papel se difundir pela Ásia e Europa, durando ate os dias de hoje e fazendo a alegria das meninas apaixonadas e dos estudantes despreocupados.
Lembrando que tudo aqui escrito foi baseado no livro Comunicação - Do Grito ao Satelite de Antonio F. Costella
Nenhum comentário:
Postar um comentário