quinta-feira, 28 de abril de 2011

Rondon e eu, sem um titulo mais interessante.

       Hoje não vou enrolar e vou ir direto ao assunto, assunto chamado de Cândido Mariano da Silva, ou Marechal Rondon.    Formado em engenharia-militar e diplomado em matemática e ciências físicas e naturais, Rondon foi fundamental para a história de Rondônia. Entrou para a Comissão construtura de Linhas telegráficas e ajudou a conectar estados do Norte e Centro-Oeste ao resto do Brasil. Sua comissão foi a primeira a alcançar a região norte. Na mesma época em que Rondon literalmente explorava terras do norte a ferrovia Madeira-Mamoré estava sendo feito, e junto com a comissao de Rondon ajudou a ocupar a região de Rondonia. Além das contruções das linhas telegráficas o trabalho de Rondon incluiu levantamentos cartográficos, topográficos, zoológicos, botânicos, etnográficos e lingüísticos da região percorrida.
     Como se não bastasse tudo o que foi feito, Marechal Rondon ainda era um grande defensor dos índios, claro, afinal ele era descendente de indigenas, o que o levou a fundar em 1910, o Serviço de Proteção aos Índios e Localização dos Trabalhadores Nacionais, SPI, do qual foi o primeiro diretor.
     Rondon faleceu dia 19 de janeiro de 1958 e foi enterrado com honras de chefe de Estado. "Seu nome está escrito em letras de ouro maciço na Sociedade de Geografia de Nova York, EUA, como desbravador e herói dos sertões mato-grossenses, ao lado de outros grandes exploradores mundiais."




*a imagem é de um telégrafo que eu achei no Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário